domingo, 6 de fevereiro de 2011

Creche ou nao? Eis a questao!

Esta semana uma afirmacao publica vinda de um ministro de que as criancas que vao para a creche estao sendo "criadas por alguem que nao os pais".
Claro que foi um bombardeio de criticas e acusacoes de que tal pessoa falou algo absurdo e etc.
Concordo que a declaracao e extremamente politicamente incorreta. Mas, desculpem-me, eu concordo com ela.
Sim, eu tambem fui bombardeada com criticas quando declarei isso numa discussao via FB, mas e o que penso.
Acho que ter filhos e um assunto serio demais para ser tratado assim.
Nao sei o que voces pensam sobre o assunto (gostaria de saber), mas acho que a maioria das pessoas poderia dar uma pausa de uns 5 anos na vida profissional para cuidar dos seus filhos ate que estes comecem a escola.
Algumas pessoas diriam que se houver uma pausa de 5 anos na carreira a mesma nao existiria mais...so que imagino que a maioria das pessoas nao tem carreira, tem emprego, para pagar as contas....
Para mim, e tudo um circulo vicioso...
Eu explico....
Qual o salario medio no Canada das pessoas comuns? 30, 40 mil por ano?
Depois de pagar o imposto ou seja, um salario neto de 25 a 30 mil...
Bom, se a gente considerar o salario neto de 30 mil ao ano dividido por 12 meses...2.500 ao mes.
Subtraia o custo da creche, uns 1.000 dolares por mes. Tchi, chin...sobram 1.500 dolares....
Se voce nao precisa comprar um passe mensal de onibus/trem/metro ou pagar por um carro para ir ao trabalho....de 150 a 700 dolares ao mes....considerando o passe ao inves do carro....sobram 1.400 dolares...
Custos extras com um almoco por dia de trabalho....200 dolares...sobram 1.200 dolares...
Custos com roupas apropriadas para trabalho e sapatos....400/500 dolares....sobram 700 dolares.....
E considerando que quando somente um adulto na casa trabalha e sustenta a familia, geralmente a situacao do imposto e beneficios familiares muda....
Voce trabalharia no seu emprego por 700 dolares ou menos?
Seja honesto consigo mesmo!
Eu nao tenho nada contra quem quer trabalhar e acha que e valido colocar a crianca na creche. Mas arque com suas contas!

Um comentário:

  1. Oi Stella.Eu concordo plenamente com vc.Para mim um dos pais deve estar cuidando dos filhos.Eu voltei a trabalhar quando a Gaby tinha 3 meses mas, voltei porque havia comecado a minha escola de danca entao nao queria perder os alunos, o ponto que alugo para as aulas etc..mas o que fiz foi mudar meus horarios entao trabalho uma noite e aos sabados entao o Mike cuida dela.Nao tenho coragem de deixar a Gaby com babas, escolinha, childminder etc...Quero cuidar e educar minha filha, cozinhar a comida dela e cuidar da minha casa tambem.bjos

    ResponderExcluir