sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Judaísmo chassídico (fala-se hassidico)

A primeira vez que visitei Montreal, em setembro de 1999, vim com minha amiga e querida Monica visitar uma amiga daqui, Desea.
Logo que cheguei, alem de me apaixonar por Montreal, tive uma nova janela aberta para o mundo: judeus hassidicos.
No Brasil, nunca tinha ouvido falar de tal setor da religiao judaica.
Afinal, em Sao Paulo, ve-se no maximo judeus ortodoxos nos Jardins, e mesmo assim muito poucos.
Mas aqui em Montreal, mais precisamente nos bairros de Outremont (em que Desea mora) e no bairro vizinho a Outremont, Mile End (meu bairro adorado!), temos a maior concentracao de judeus hassidicos do Canada, 6.000.
Nao e a toa que quem vem para ca me visitar, se cansa de ver os homens vestidos de preto dos pes a cabeca, e com roupas quentes no verao e nao tao quentes no inverno, e suas costeletas logas em forma de cachos (payot) que eles usam.
Isso porque por tradicao, esles nao devem nunca raspar as costeletas, e os meninos judeus hassidicos tem seu primeiro corte de cabelo aos 3 anos, numa cerimonia onde o "payot" sera preservado e o resto do cabelo raspado.
Outra visao comum sao mulheres de peruca (elas usam os cabelos bem curtos e peruca ou lenco para esconde-los) uma vez que os cabelos so podem ser exibidos aos maridos, com ao menos 5 criancas em volta delas...
A media de filhos por casal e de 8.1! Mulheres da minha idade tem geralmente 8-9 filhos e ja sao avos!
Enfim, os hassidicos sao parte da nossa vida por aqui, porem estao se pensando em mudar. Nosso bairro ja nao pode acomoda-los mais. Nao temos espaco e com os precos altos na area de imoveis, comecou a se tornar inviavel.
Li no jornal de hoje (clique no titulo para ler, em ingles) estao falando sobre as negociacoes com empreiteiros para que eles se mudem para uma outra regiao, fora da ilha de Montreal.
Me deu uma certa tristeza em pensar que talvez, em 5 ou 10 anos eles nao estariam mais morando por aqui....
Estou acostumada com a presenca massiva desta comunidade tao diferente.
Mas acho que mudancas fazem parte da vida, ne?

Um comentário:

  1. Tammbém me deu tristeza com esta noticia
    dos judeus, espero ainda ver todo aquele
    movimento deles, pelo menos mais uma vez....

    ResponderExcluir